Coleção de Crustacea do Museu Nacional (MNRJ - CARCINO)

URLhttps://ipt.sibbr.gov.br/mnrj/resource?r=mnrj_carcinologia
Repository URL https://ipt.sibbr.gov.br/mnrj/
Node OBIS Brazil
Published2024-11-05 00:22
First registered2022-02-10 18:08
Abstract

A Coleção de Crustacea do Museu Nacional/UFRJ é uma das maiores da América Latina e foi iniciada ainda no início do século XX, como resultado das coleções de Carlos Moreira, pesquisador alocado no Departamento de Entomologia. Contudo, somente a partir de 1945 o setor de Crustacea foi estabelecido, a partir das atividades de pesquisa de Alceu Lemos de Castro (1920 - 1988), especialista em Isopoda, e com ampla influência científica nacional e internacional, o que muito contribuiu para a ampliação do setor. Posteriormente, outros docentes como Maria Margarida Corrêa (Stomatopoda e Decapoda), Idalina Maria Brasil Lima (Isopoda) e Ivanilce Brum (Cumacea, Tanaidacea e Cirripedia) atuaram no setor, mas já se encontram aposentadas. Em 1992, Paulo Secchin Young (1960-2004), especialista em Cirripedia, ingressa no Museu Nacional e se inicia então a informatização e modernização da Coleção de Crustacea do setor. Infelizmente, o Prof. Paulo S. Young faleceu em maio de 2004 em um trágico acidente de carro aos 44 anos deixando para trás uma carreira brilhante dento da biologia e um espaço muito sentido dentro do setor. Um pouco da sua história e a listagem das publicações e táxons descritos pelo Prof. Paulo podem ser acessadas no seu obituário. Em 2000, Cristiana Serejo, especialista em Amphipoda, entra para o quadro de docentes do setor, sendo a única docente ativa no momento. A linha de pesquisa principal do laboratório é o estudo da taxonomia, sistemática e evolução de Crustacea, especialmente do ambiente marinho. Atualmente a equipe do setor de Crustacea do MN conta com oito participantes. Todos os alunos de pós-graduação estão vinculados ao PPGZOO, Museu Nacional/UFRJ, programa que existe desde 1971 e conta atualmente com 37 professores credenciados, sendo um dos mais antigos e prestigiados programas de Pós em Zoologia do Brasil.

O Museu Nacional e a Biodiversidade Mundial

A preocupação com o conhecimento e sustentabilidade da biodiversidade mundial é um tema atual e que tem gerado discussões não só no âmbito científico, mas também na esfera política a exemplo do que foi discutido em março de 2006 em Curitiba na 8ª Conferência das Partes (COP 8) (http://www.cdb.gov.br/COP8). A participação do Brasil foi importante em evento prévio a COP 8 intitulado: Biodiversity – The Megascience in Focus que reuniu 200 cientistas de todo o mundo assim como pessoas diretamente envolvidas com a política ambientalista. Tal evento foi dividido em 3 workshops: I - Biodiversidade e Sistemática; II – Vantagens do compartilhamento e bioética; e III – Sustentabilidade que resultou em um documento com as principais diretrizes discutidas nos workshops. Tal documento foi posteriormente encaminhado para discussões no âmbito da COP 8 incluindo uma série de medidas para se conhecer, ampliar e preservar a biodiversidade mundial.

Estima-se que existam 1,75 milhões de espécies descritas no mundo, mas estimativas do verdadeiro número seria entre 3,6 e 100 milhões de espécies. Acredita-se que o Brasil possui cerca de 1/5 da biodiversidade mundial sendo considerado como país megadiverso. Com a crescente destruição ou descaracterização dos habitats naturais, muitas espécies tem sido extintas e outras nunca serão conhecidas pela humanidade. O número insuficiente de especialistas em diversos grupos biológicos é um paradigma atual. Especialmente no Brasil temos lacunas de conhecimento devido muitas vezes à falta de coleta e especialistas em diversos grupos. Uma avaliação do estado do conhecimento da biodiversidade brasileira de invertebrados marinhos foi elaborada recentemente pelo MMA (Migoto & Marques, 2006), mostrando um pouco do panorama dos Invertebrados no Brasil, incluindo os Crustacea, por regiões e habitats, incluindo os grupos que tiveram especialistas entrevistados.

O Setor de Carcinologia e o Departamento de Invertebrados do MN como um todo, tem trabalhado para minimizar essas lacunas investindo constantemente em pesquisas ligadas a sistemática biológica e formação de recursos humanos.

CitationSerejo, C.S.; Cardoso, I.A.; Moura, M.G.P.; Ferreira, B.C.A. (2014) Coleção de Crustacea do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 8654 registros (atualizado em 29/05/2014)
RightsThis work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY) 4.0 License
Keywords Coleção, Taxonomia, Crustacea, Marinho, Brasil, Museu, Specimen, Occurrence
Contacts
Creator Cristiana Serejo
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Contact Cristiana Serejo
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Metadata Provider Cristiana Serejo
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curator Cristiana Serejo
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curator Irene Cardoso
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assistente de curadoria Mônica Moura
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assistente de curadoria Bárbara Ferreira
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Principal Investigator Cristiana Serejo

Statistics

Occurrence records 0
Species level 0
Absence records 0
Event records 0
MoF records 0
Sequence records 0
Species 0
Taxa 0
Time range -

This dataset has appeared in 9,124 downloads in 2024, with a total of 29,414,839 records.

Data quality

Dropped records

Dropped records 31,358
Not marine 0
No WoRMS match 31,358
No coordinates 14,293
Zero coordinates 0

Taxonomic issues

Marine unsure 0
No accepted name available 0

Missing and invalid fields

Field Missing Invalid
coordinateUncertaintyInMeters 31,358 0
decimalLatitude 14,128 14
decimalLongitude 14,128 151
eventDate 3,472 0
maximumDepthInMeters 29,730 0
minimumDepthInMeters 20,228 4
occurrenceStatus 31,358 0
scientificName 31,358 0
scientificNameID 31,358 0

Spatial issues

Records on land 3,195
More than 20 km from shore 797
Depth exceeds bathymetric depth 2,168

Top taxa

IUCN Red List All taxa
Scientific name Records
No taxa found.

Distribution

Composition

detailed (class) simple

Data providers

Name OceanExpert ID

Occurrences

scientificNameeventDatedecimalLongitudedecimalLatitudecollectionCodecatalogNumber